quarta-feira, 18 de novembro de 2009

BIOLOGIA - PARTE I

EXCREÇÃO NOS VERTEBRADOS


EXCRETAS:

· Nitrogenadas – amônia, uréia e ácido úrico (saem pelo suor, urina) *

· Outras – água, sais e CO2 – saem pelo suor, urina e através do sistema respiratório

*Nitrogenadas:

a) amônia- precisa de muita água para ser eliminada, está presente na urina de animais aquáticos (larvas de anfíbios, maioria dos peixes, invertebrados)

OBS. É produzida pelas nossas células, mas é transformada em uréia no fígado

b) uréia- pode ser eliminada com menos gasto de água, está presente na urina de anfíbios adultos, mamíferos e peixes cartilaginosos

c) ácido úrico- insolúvel na água, presente em animais ovíparos (repteis, aves e insetos)

CLASSIFICAÇÕES IMPORTANTES:

1) néfrons – túbulos que retiram as excretas do sangue; um conjunto de nefróns forma os rins.

2) Rins – conjunto de néfrons. Principal órgão responsável pela excreção nos vertebrados, ou seja, ele é o responsável pela filtração do sangue.

3) Ureteres – conduzem a urina até a bexiga.

4) Bexiga – armazena a urina.

5) Uretra – elimina a urina.

6) ADH – produzido pelo hipotálamo e secretado pela hipófise, aumenta a reabsorção da água, deixando a urina mais concentrada. É inibido por fatores como excesso de álcool (quando o ADH é inibido por causa da grande ingestão de álcool, ocorre a desidratação porque muita água acaba sendo eliminada) e baixas temperaturas (com a menor transpiração, ocorre um excesso de H2O no corpo, por isso precisamos inibir o ADH (desidratação).

7) Aldosterona – é produzido pela suprarenal, serve para aumentar a reabsorção dos sais e da água.

ETAPAS DA EXCREÇÃO

1) Filtração : Na primeira etapa, diversas substâncias saem do sangue que está no glomérulo e caem na cápsula. Entre essas substâncias estão a água, os sais minerais, a glicose, os aminoácidos algumas vitaminas e a uréia . As proteínas e os glóbulos do sangue, por serem grandes demais, não saem do glomérulo. A filtração garante que as substâncias importantes para as células, como a glicose e os aminoácidos não sejam eliminadas . Ao mesmo tempo, os rins controlam as quantidades de água e sais dissolvidos no plasma (sódio, potássio, cálcio e outros).

2) Reabsorção : O líquido que foi filtrado do sangue passa por um tubo, chamado túbulo renal. Ao longo desse tubo as substâncias úteis, como a glicose, os aminoácidos e as vitaminas, são reabsorvidas , isto é, voltam para o sangue. A maior parte da água e dos sais também é reabsorvida.

3) Secreção: células do túbulos absorvem do sangue íons de potássio e hidrogênio e lançam no sangue íons de bicarbonato, controlando a taxa de potássio e mantendo o pH do sangue constante (aproximadamente 7).

PROBLEMAS OSMÓTICOS

- Peixes de água doce: como o meio é hipotônico, eles recebem muita água por osmose. Sendo assim, sua urina é muito diluída (possuem glomérulos desenvolvidos), absorvem sais pelas brânquias e água, além de por osmose, na alimentação.

- Peixes de água salgada: como o meio é hipertônico, a urina é muito concentrada (possuem glomérulos reduzidos), eliminam sais pelas brânquias e bebem muita água (para não desidratar, já que “perdem” muita água pro meio).

- Peixes cartilaginosos (tubarão): precisam aumentar a concentração de uréia no sangue para ter a mesma concentração de sais que o meio (uremia fisiológica)

- Peixes migradores (salmão): quando em água doce, ficam com os glomérulos desenvolvidos, quando em água salgada, ficam com os glomérulos reduzidos (são os únicos que conseguem se adaptar bem tanto na água doce quanto na salgada)

- Aves marinhas (gaivotas): as glândulas nasais eliminam o excesso de sais consumido.

- Crocodilos: glândulas excretoras na superfície da língua eliminam o excesso de sais consumidos (atenção: a expressão lagrimas de crocodilos se refere ao fato de o crocodilo eliminar o excesso de sal através de lagrimas).

- Tartarugas: glândulas lacrimais eliminam o excesso de sais consumidos.

- Mamíferos marinhos e animais do deserto: retiram água de seu alimento.

- Mamíferos terrestres: em dias quentes aumenta a sudorese e a urina fica concentrada e em dias frios diminui a sudorese e a urina fica diluída.

EXCREÇÃO NOS INVERTEBRADOS

Animal

Estrutura/ forma excretora

Retira os excretos

Poríferos e cnidários

Difusão pela superfície do corpo

Das células

Platelmintos

Células- flama

Do líquido intercelular no qual as células estão mergulhadas

Anelídeos e moluscos

Nefrídeos

Da cavidade corporal ou do sangue

Artrópodes

Tubos de malpighi

Do sangue

ATENÇÃO – GABARITO DA FOLHA PONTUADA DO DIA 24/09:

1) Explique os motivos pelos quais, em ambientes desérticos, é provável a existência de animais uricotélicos, ou seja, animais que excretam ácido úrico.

Porque ao excretar ácido úrico o animal economiza uma boa quantidade de água, já que este é insolúvel.

2) Existem 2 tipos de peixes ósseos: um possui rim com glomérulos grandes e outro possui rim com glomérulos pequenos ou sem glomérulos. Com base nas relações osmóticas desses animais em seu ambiente, identifique o peixe de água doce e o peixe marinho. Justifique sua resposta.

Os de glomérulos grandes são os de água doce, pois eles precisam diluir bastante a urina devido ao fato de eles receberem muita água por osmose (o meio em que vivem é hipertônico em relação ao dos animais). Os de glomérulos pequenos são os peixes marinhos, como a água do mar é rica em sais, a função dos glomérulos é eliminar pouca urina. Por isso, os peixes de água salgada ingerem muita água, não só através da alimentação (como os peixes de água doce).

3) Considere as funções do rim humano:

a) Quais os principais processos que ocorrem, respectivamente, no glomérulo localizado na cápsula de Bowman e no túbulo do néfron?

Glomérulo – passar por difusão água, sais, uréia e etc para a cápsula (filtração)

Túbulo – reabsorção (a maior parte da H2O, sais e moléculas orgânicas volta para o sangue)

b) Cite uma substância orgânica filtrada que será reabsorvida pelo sangue e dê o nome da principal substancia tóxica que será filtrada e posteriormente eliminada pela urina.

Glicose ou aminoácidos (reabsorvida). Uréia (eliminada).

4) Por que o fato de Jose ter ingerido bebida alcoólica fez com que ele urinasse mais vezes que João?

Pois o álcool (da cerveja) inibe o ADH, responsável pelo aumento da reabsorção de água.

5) Foram analisadas amostras de urina de cinco pessoas. A
composição dessas amostras é a seguinte:

I. ácido úrico, glicose, água e cloreto de sódio
II. uréia, ácido úrico, água e cloreto de sódio
III. proteínas, uréia, água e glicose
IV. uréia, ácido úrico, glicose, água e cloreto de sódio
V. uréia, proteínas, água e cloreto de sódio

Identifique a amostra que corresponde a um individuo normal, justificando a sua resposta.

II. Em indivíduos normais não há eliminação de glicose e proteína na urina. A glicose deve ser reabsorvida e a proteína não entra no néfron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário