PORTUGUÊS 2009
Baseada nas questões citadas pela Lúcia na sala, procurei fazer um simulado da prova. Depois das perguntas, coloquei alguns sites que eu usei pra tentar responde-las. Espero ter ajudado!
1) Após a leitura do livro “Amar, verbo intransitivo”, explique qual foi a técnica narrativa utilizada por Mário de Andrade.
2) Carlos, protagonista do romance, nunca tinha sentido amor. Qual foi sua reação ao “descobrir” o mesmo?
3) Durante a leitura do livro, pôde-se observar diversos fatores sobre a obra em si e também sobre o seu autor. Marque V, para verdadeiro ou F, para falso, nas questões a seguir, relacionadas a obra:
( ) No ano de 1922, Mário de Andrade participou da Semana de Arte Moderna, junto com o “Grupo dos cinco”, do qual fazia parte.
( ) Mário de Andrade utilizava uma linguagem bastante rebuscada para agradar a burguesia brasileira, além de não se distanciar muito do português de Portugal.
( ) Mário de Andrade pode ser considerado um dos principais pioneiros do modernismo no Brasil a partir da abertura do Departamento de Cultura e Recreação da Prefeitura Municipal de São Paulo.
( ) As principais características modernistas na obra “Amar, verbo intransitivo” são a disputa entre o sentimento e racionalidade (homem- do- sonho e homem- da- vida); o modo de escrever; contraste entre natureza e cidade.
TEXTO 1:
4) (UNESP) As questões a seguir tomam por base um texto do poeta simbolista brasileiro Alphonsus de Guimaraens (1870-1921).
Eras a sombra do poente
"Eras a sombra do poente
Em calmarias bem calmas;
E no ermo agreste, silente,
Palmeira cheia de palmas.
Eras a canção de outrora,
Por entre nuvens de prece;
Palidez que ao longe cora
E beijo que aos lábios desce.
Eras a harmonia esparsa
Em violas e violoncelos:
E como um vôo de garça
Em solitários castelos.
Eras tudo, tudo quanto
De suave esperança existe;
Manto dos pobres e manto
Com que as chagas me cobriste.
Eras o Cordeiro, a Pomba,
A crença que o amor renova...
És agora a cruz que tomba
À beira da tua cova.”
Pastoral aos Crentes do Amor e da Morte, 1923.
Em: GUIMARAENS, Alphonsus de. Poesias.
Rio de Janeiro: Org. Simões, 1955. v. 1, p. 284.
O texto em pauta, de Alphonsus de Guimaraens, apresenta nítidas características do simbolismo literário brasileiro. Releia-o com atenção e, a seguir:
a) aponte duas características tipicamente simbolistas do poema;
b) com base em elementos do texto, comprove sua resposta.
5) ITA- SP
I. Houve certa vez uma festa no céu. (atributo de adjunto adverbial de III, sugerido pelo verbo ir)
II. Todos os animais compareceram a ela. (atributo do objeto direto de I, oração subordinada adjetiva)
III. O cágado não pôde ir. (oração principal)
IV. O cágado anda muito devagar. (causa de III)
Junte as orações acima formando um período.
6) A oração abaixo é reduzida.
Para poder assistir aos programas de tevê, o televizinho recorria à bom vontade dos vizinhos que tivessem uma televisão.
a) Classifique-a.
b) Desenvolva-a.
7) Cite as principais diferenças entre: Romantismo, Naturalismo, Parnasianismo e Realismo.
8) Transforme o período composto por coordenação e subordinação abaixo em um período composto apenas por subordinação:
Eram alunas que tiravam boas notas, mas não estudavam.
SITES ÚTEIS:
· http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint24.php - PERÍODO COMPOSTO (SUBORDINAÇAO, COORDENAÇAO, REDUZIDAS...)
· http://www.graudez.com.br/literatura/simbolismo.html - SIMBOLISMO EM GERAL
· http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090703203237AASLM2x – SITE DE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE ORAÇOES REDUZIDAS E DESENVOLVIDAS
· http://www.coladaweb.com/questoes.htm - SITE COM QUESTOES DE VESTIBULAR JÁ RESOLVIDAS. EM PORTUGUES TEM SOBRE TODOS OS ESTILOS LITERÁRIOS. (OS PRINCIPAIS PARA A PROVA SÃO SIMBOLISMO E PARNASIANISMO, MAS ELA PODE COBRAR, SEM DETALHES: ROMANTISMO, REALISMO E NATURALISMO)
OBS. Algumas questões eu não coloquei porque precisava colocar textos referentes e ela não disse os nomes e autores dos textos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário