PORTUGUÊS 2009
Baseada nas questões citadas pela Lúcia na sala, procurei fazer um simulado da prova. Depois das perguntas, coloquei alguns sites que eu usei pra tentar responde-las. Espero ter ajudado!
ATENÇÃO: EU NAO VI A PROVA, SENDO ASSIM, OS EXEMPLOS DAS QUESTOES DE GRAMATICA EU TIREI DA INTERNET OU DO PROPRIO LIVRO, SAO APENAS FRASES SOLTAS PRA AJUDAR A DEFINIR O TIPO EXERCICIO! E OUTRA, O VERDADEIRO E FALSO EU PEGUEI AS PRINCIPAIS IDÉIAS DO MEU TRABALHO E FIZ!!!!! NAO QUER DIZER QUE A PROVA VAI ESTAR EXATAMENTE ASSIM! MAIS UMA COISA: FALTAM ALGUMAS QUESTOES QUE EU NAO TIVE COMO FAZER, AFINAL, COMO EU VOU COLOCAR A DOS 3 TEXTOS?!
1) Após a leitura do livro “Amar, verbo intransitivo”, explique qual foi a técnica narrativa utilizada por Mário de Andrade.
Mário de Andrade utilizou uma linguagem simples (coloquial) para que qualquer tipo de indivíduo pudesse entender, sem individualidades. Além disso, ele utilizou o Modernismo para sua escrita, já que foi um dos pioneiros desse movimento no Brasil. Dentre as características modernistas que ele utilizou, se encontram: ironia, comparação do urbano com o natural e etc.
2) Carlos, protagonista do romance, nunca tinha sentido amor. Qual foi sua reação ao “descobrir” o mesmo?
Fraulein foi contratada por Felisberto para iniciar Carlos sexualmente, pois só assim evitaria que o menino se envolvesse em problemas comuns da juventude. No começo do romance, Carlos estranhou o comportamento da governanta e professora, mas depois se apaixonou por ela, vendo então pela primeira vez o que era o amor, ele demorou um tempo até se recuperar de sua demissão. Pode-se se dizer então, que Carlos se adaptou bem ao amor depois de um tempo da estadia de Fräulein na casa.
3) Durante a leitura do livro, pôde-se observar diversos fatores sobre a obra em si e também sobre o seu autor. Marque V, para verdadeiro ou F, para falso, nas questões a seguir, relacionadas a obra:
(V) No ano de 1922, Mário de Andrade participou da Semana de Arte Moderna, junto com o “Grupo dos cinco”, do qual fazia parte.
(F) Mário de Andrade utilizava uma linguagem bastante rebuscada para agradar a burguesia brasileira, além de não se distanciar muito do português de Portugal.
(V) Mário de Andrade pode ser considerado um dos principais pioneiros do modernismo no Brasil a partir da abertura do Departamento de Cultura e Recreação da Prefeitura Municipal de São Paulo.
(V) As principais características modernistas na obra “Amar, verbo intransitivo” são a disputa entre o sentimento e racionalidade (homem- do- sonho e homem- da- vida); o modo de escrever; contraste entre natureza e cidade.
TEXTO 1:
4) (UNESP) As questões a seguir tomam por base um texto do poeta simbolista brasileiro Alphonsus de Guimaraens (1870-1921).
Eras a sombra do poente
"Eras a sombra do poente
Em calmarias bem calmas;
E no ermo agreste, silente,
Palmeira cheia de palmas.
Eras a canção de outrora,
Por entre nuvens de prece;
Palidez que ao longe cora
E beijo que aos lábios desce.
Eras a harmonia esparsa
Em violas e violoncelos:
E como um vôo de garça
Em solitários castelos.
Eras tudo, tudo quanto
De suave esperança existe;
Manto dos pobres e manto
Com que as chagas me cobriste.
Eras o Cordeiro, a Pomba,
A crença que o amor renova...
És agora a cruz que tomba
À beira da tua cova.”
Pastoral aos Crentes do Amor e da Morte, 1923.
Em: GUIMARAENS, Alphonsus de. Poesias.
Rio de Janeiro: Org. Simões, 1955. v. 1, p. 284.
O texto em pauta, de Alphonsus de Guimaraens, apresenta nítidas características do simbolismo literário brasileiro. Releia-o com atenção e, a seguir:
a) aponte duas características tipicamente simbolistas do poema;
Musicalidade e misticismo religioso.
b) com base em elementos do texto, comprove sua resposta.
“Eras tudo, tudo quanto
De suave esperança existe;
Manto dos pobres e manto
Com que as chagas me cobriste.”
5) ITA- SP
I. Houve certa vez uma festa no céu. (atributo de adjunto adverbial de III, sugerido pelo verbo ir)
II. Todos os animais compareceram a ela. (atributo do objeto direto de I, oração subordinada adjetiva)
III. O cágado não pôde ir. (oração principal)
IV. O cágado anda muito devagar. (causa de III)
Junte as orações acima formando um período.
Por andar muito devagar, o cágado não pôde ir à festa que certa vez houve no céu, à qual compareceram todos os bichos.
6) A oração abaixo é reduzida.
Para poder assistir aos programas de tevê, o televizinho recorria à boa vontade dos vizinhos que tivessem uma televisão.
a) Classifique-a.
Oração adverbial final reduzida de infinitivo.
b) Desenvolva-a.
Para que pudesse assistir aos programas de TV, o televizinho recorria à boa vontade dos vizinhos que tivessem uma televisão.
7) Cite as principais diferenças entre: Romantismo, Naturalismo, Parnasianismo e Realismo.
8) Transforme o período composto por coordenação e subordinação abaixo em um período composto apenas por subordinação:
Eram alunas que tiravam boas notas, mas não estudavam.
Nossa, ela deu muito diferente pra 23..
ResponderExcluirAs questões estão muito diferentes
4) V e F
5) Poema do Alphonso
6) pg 438 só que pedindo pra formar periodo composto
7) reescrever os trechos colocando um subst que venha da mesma origem (ex: correr - corrida)
outra para desenvolver a oracao
8) 3 textos
a) explicar o que o autor quis dizer
b) pegar em uma questão um fragmento que exprima uma ideia determinista
- determinar em 1 texto um fragmento que seja comprovado pelo 2o ou 3o (que diga a mesma coisa)
9) paragrafo - coordenacao e subordinacao
voltar no texto e procurar palavra que exerça varias vezes a mesma função em todas as aparições
10) eliminar conectivos e dps alterar pontuacao original (reduzir)
e transformar esse periodo composto por coord. e sub. para um só por subordinacao.
responde a 77777777! :)
ResponderExcluir(a gente não tem essa)