domingo, 15 de novembro de 2009

MINHAS RESPOSTAS DE PORT

PORTUGUÊS 2009

Baseada nas questões citadas pela Lúcia na sala, procurei fazer um simulado da prova. Depois das perguntas, coloquei alguns sites que eu usei pra tentar responde-las. Espero ter ajudado!

ATENÇÃO: EU NAO VI A PROVA, SENDO ASSIM, OS EXEMPLOS DAS QUESTOES DE GRAMATICA EU TIREI DA INTERNET OU DO PROPRIO LIVRO, SAO APENAS FRASES SOLTAS PRA AJUDAR A DEFINIR O TIPO EXERCICIO! E OUTRA, O VERDADEIRO E FALSO EU PEGUEI AS PRINCIPAIS IDÉIAS DO MEU TRABALHO E FIZ!!!!! NAO QUER DIZER QUE A PROVA VAI ESTAR EXATAMENTE ASSIM! MAIS UMA COISA: FALTAM ALGUMAS QUESTOES QUE EU NAO TIVE COMO FAZER, AFINAL, COMO EU VOU COLOCAR A DOS 3 TEXTOS?!

1) Após a leitura do livro “Amar, verbo intransitivo”, explique qual foi a técnica narrativa utilizada por Mário de Andrade.

Mário de Andrade utilizou uma linguagem simples (coloquial) para que qualquer tipo de indivíduo pudesse entender, sem individualidades. Além disso, ele utilizou o Modernismo para sua escrita, já que foi um dos pioneiros desse movimento no Brasil. Dentre as características modernistas que ele utilizou, se encontram: ironia, comparação do urbano com o natural e etc.

2) Carlos, protagonista do romance, nunca tinha sentido amor. Qual foi sua reação ao “descobrir” o mesmo?

Fraulein foi contratada por Felisberto para iniciar Carlos sexualmente, pois só assim evitaria que o menino se envolvesse em problemas comuns da juventude. No começo do romance, Carlos estranhou o comportamento da governanta e professora, mas depois se apaixonou por ela, vendo então pela primeira vez o que era o amor, ele demorou um tempo até se recuperar de sua demissão. Pode-se se dizer então, que Carlos se adaptou bem ao amor depois de um tempo da estadia de Fräulein na casa.

3) Durante a leitura do livro, pôde-se observar diversos fatores sobre a obra em si e também sobre o seu autor. Marque V, para verdadeiro ou F, para falso, nas questões a seguir, relacionadas a obra:

(V) No ano de 1922, Mário de Andrade participou da Semana de Arte Moderna, junto com o “Grupo dos cinco”, do qual fazia parte.

(F) Mário de Andrade utilizava uma linguagem bastante rebuscada para agradar a burguesia brasileira, além de não se distanciar muito do português de Portugal.

(V) Mário de Andrade pode ser considerado um dos principais pioneiros do modernismo no Brasil a partir da abertura do Departamento de Cultura e Recreação da Prefeitura Municipal de São Paulo.

(V) As principais características modernistas na obra “Amar, verbo intransitivo” são a disputa entre o sentimento e racionalidade (homem- do- sonho e homem- da- vida); o modo de escrever; contraste entre natureza e cidade.

TEXTO 1:

4) (UNESP) As questões a seguir tomam por base um texto do poeta simbolista brasileiro Alphonsus de Guimaraens (1870-1921).

Eras a sombra do poente

"Eras a sombra do poente
Em calmarias bem calmas;
E no ermo agreste, silente,
Palmeira cheia de palmas.

Eras a canção de outrora,
Por entre nuvens de prece;
Palidez que ao longe cora
E beijo que aos lábios desce.

Eras a harmonia esparsa
Em violas e violoncelos:
E como um vôo de garça
Em solitários castelos.

Eras tudo, tudo quanto
De suave esperança existe;
Manto dos pobres e manto
Com que as chagas me cobriste.

Eras o Cordeiro, a Pomba,
A crença que o amor renova...
És agora a cruz que tomba
À beira da tua cova.”

Pastoral aos Crentes do Amor e da Morte, 1923.
Em: GUIMARAENS, Alphonsus de. Poesias.
Rio de Janeiro: Org. Simões, 1955. v. 1, p. 284.

O texto em pauta, de Alphonsus de Guimaraens, apresenta nítidas características do simbolismo literário brasileiro. Releia-o com atenção e, a seguir:

a) aponte duas características tipicamente simbolistas do poema;

Musicalidade e misticismo religioso.

b) com base em elementos do texto, comprove sua resposta.

“Eras tudo, tudo quanto
De suave esperança existe;
Manto dos pobres e manto
Com que as chagas me cobriste.”

5) ITA- SP

I. Houve certa vez uma festa no céu. (atributo de adjunto adverbial de III, sugerido pelo verbo ir)

II. Todos os animais compareceram a ela. (atributo do objeto direto de I, oração subordinada adjetiva)

III. O cágado não pôde ir. (oração principal)

IV. O cágado anda muito devagar. (causa de III)

Junte as orações acima formando um período.

Por andar muito devagar, o cágado não pôde ir à festa que certa vez houve no céu, à qual compareceram todos os bichos.

6) A oração abaixo é reduzida.

Para poder assistir aos programas de tevê, o televizinho recorria à boa vontade dos vizinhos que tivessem uma televisão.

a) Classifique-a.

Oração adverbial final reduzida de infinitivo.

b) Desenvolva-a.

Para que pudesse assistir aos programas de TV, o televizinho recorria à boa vontade dos vizinhos que tivessem uma televisão.

7) Cite as principais diferenças entre: Romantismo, Naturalismo, Parnasianismo e Realismo.

8) Transforme o período composto por coordenação e subordinação abaixo em um período composto apenas por subordinação:

Eram alunas que tiravam boas notas, mas não estudavam.

2 comentários:

  1. Nossa, ela deu muito diferente pra 23..
    As questões estão muito diferentes
    4) V e F
    5) Poema do Alphonso
    6) pg 438 só que pedindo pra formar periodo composto
    7) reescrever os trechos colocando um subst que venha da mesma origem (ex: correr - corrida)
    outra para desenvolver a oracao
    8) 3 textos
    a) explicar o que o autor quis dizer
    b) pegar em uma questão um fragmento que exprima uma ideia determinista
    - determinar em 1 texto um fragmento que seja comprovado pelo 2o ou 3o (que diga a mesma coisa)

    9) paragrafo - coordenacao e subordinacao
    voltar no texto e procurar palavra que exerça varias vezes a mesma função em todas as aparições

    10) eliminar conectivos e dps alterar pontuacao original (reduzir)
    e transformar esse periodo composto por coord. e sub. para um só por subordinacao.

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  2. responde a 77777777! :)
    (a gente não tem essa)

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