sexta-feira, 20 de novembro de 2009

HISTÓRIA - PERÍODO LIBERAL BRASILEIRO

PERIODO LIBERAL BRASILEIRO

Fim do estado novo, entra no poder: EURICO GASPAR DUTRA (PTB/PSD)

Medidas:

· Constituição de 1946 (caráter liberal, leis trabalhistas, voto secreto).

· Alinhamento ideológico e econômico aos EUA (conseqüência boa: situação favorável para o desenvolvimento interno; conseqüência ruim: dependência econômica).

· PRIMEIRA FASE: Abandono ao nacionalismo de Vargas e aumento das relações comerciais com EUA.

· SEGUNDA FASE: Tentativa de retorno ao nacionalismo + plano S.A.L.T.E (investimentos estatais em saúde, alimentação, transporte e energia; o plano não foi colocado em pratica na sua totalidade e não impediu a saída de divisas brasileiras).

· Com a sua política econômica Dutra trouxe para o Brasil: perda de suas reservas, diminuição do salário mínimo e aumento da inflação. As medidas impopulares, somadas a desvalorização do salário mínimo e ao aumento inflacionário tiraram a popularidade de Dutra.

· O Brasil cortou relações com URSS e China e colocou o PCB em ilegalidade. O país passou a importar não só o estilo de vida norte-americano mas também o seu modelo de vida.


ELEIÇÕES DE 1950

Eduardo Gomes (UDN) X Getúlio Vargas (PTB)

Vargas foi muito apoiado pelos setores populares e voltou ao poder, porém, dessa vez, o estado não podia intervir na economia, pois esta medida era utilizada no regime Comunista, logo se fosse feito no Brasil, os Estados Unidos atacariam o país.

Ao assumir o poder dessa vez, o contexto que Vargas encara é completamente do anterior (II Guerra Mundial): ele encara a Guerra Fria. Por influência da mesma, cria-se uma polemica no Brasil sobre os caminhos de desenvolvimento do país:

a) liberais: ligados a UDN, eram a favor do desenvolvimento através do capital estrangeiro, ou seja, defendiam a entrada de investimentos através de empréstimos e empresas multinacionais. A dívida externa não os preocupava, de acordo com eles esta seria paga facilmente após o desenvolvimento do país. O problema principal desta linha de pensamento era que iria gerar dependência econômica do Brasil em relação aos países que fariam empréstimo.

b) nacionalistas: cidadãos de diferentes cargos (intelectuais, trabalhadores, empresários e sindicalistas) ligados ao PTB. Eram a favor do desenvolvimento autônomo, com ampla participação do estado. Chamavam os liberais de “entregistas”, por defenderem a abertura das riquezas brasileiras e o aumento da dívida externa.

LIBERAIS X NACIONALISTAS: E O PETRÓLEO?

Campanha: “O petróleo é nosso” + macartismo (nos EUA, o discurso da Guerra Fria fez com que a população ficasse com uma paranóia desconfiando que qualquer um era comunista, por isso as pessoas passaram a se policiar denunciando qualquer “suspeito”.).


Proposta de Vargas:

Propôs uma medida conciliatória: criação de uma empresa mista. A população não aceitou, pois a visão liberal era antagônica à nacionalista e vice-versa. Totalmente atacados pelos liberais (representados por Carlos Lacerda), Vargas acabou resolvendo apoiar totalmente os nacionalistas (criação: Petrobrás, BNDES, Eletrobrás, lei de remessa de lucros para o exterior e aumento de 100% no salário mínimo).

OBS. A criação da Petrobrás ocorreu contrariando os interesses dos EUA (aumentar sua participação na econômica da América Latina), que nesse momento enfrentava a Guerra da Coréia. Por isso aumentou a oposição do UDN ao Governo Vargas. Além disso, os EUA pararam de fazer empréstimos ao Brasil após a criação da Petrobrás, causando sua desestabilização econômica.

  • è Atentado da Rua Toneleros

Preocupado com a segurança de Vargas, o chefe da guarda pessoal (Gregório Fortunato) do presidente resolve que a única solução para o fim das ameaças de ataque ao seu chefe seria a morte de Carlos Lacerda. Sendo assim, ele contrata um pistoleiro para matar Carlos Lacerda. Este erra o tiro e acaba matando o Major da Aeronáutica (Ruben Vaz). Lacerda, ferido no pé, publica um artigo incriminando Vargas. O inquérito chega ao pistoleiro que confessa ter sido contratado por Gregório Fortunato , fazendo com que a oposição peça a renúncia de Vargas. Sem apoio dos militares, Vargas se suicida em 1954.

  • è O significado político do suicídio de Vargas foi impedir a UDN de chegar ao poder nas eleições presidenciais seguintes.

Um comentário: